domingo, 13 de maio de 2012

Livro - 1984 de George Orwell

Quero falar um pouco sobre livro, estou iniciando nesse mundo tão proporcionador de conhecimento... e estou adorando!!!

Sempre precisamos de um empurrãozinho, e comigo não foi diferente, tive a indicação do livro por um amigo Luiz Fernando Zanardo, que, aliás, possui um vasto conhecimento quando o assunto é “livros”. O livro que ele comentou pra iniciar foi o 1984 do autor George Orwell, posso dizer que a história é muito tocante, aos que já conhecem o romance é uma grande obra do autor.
O romance conta a história de Winston Smith, membro do partido externo, funcionário do Ministério da Verdade. A função de Winston é reescrever e alterar dados de acordo com o interesse do Partido. Nada muito diferente de um jornalista ou um historiador. Winston questiona a opressão que o Partido exercia nos cidadãos. Se alguém pensasse diferente, cometia crimidéia (crime de idéia em novilíngua) e fatalmente seria capturado pela Polícia do Pensamento e era vaporizado. Desaparecia.

O que muito me chamou a atenção na leitura, foram os termos usados pelo autor, como o Duplipensar, Novilíngua, uma forma de reduzir o vocabulário do idioma inglês, a Teletela que é liderado pelo Grande Irmão - na história os cidadãos são observados o tempo todo, sendo igual a um aparelho de TV – entre tantas outras coisas, como a divisão de classes sociais, muito interessante o livro, gostei da forma como o autor escreve, uma leitura que prende a atenção.Falar sobre o livro é de muita responsabilidade se tratando de um autor como o George Orwell.
No meu modo de pensar, o autor trouxe questões a serem pensadas por nós, que somos eleitores, tele espectadores, a ter uma visão mais crítica sobre a mídia e a política. Gostei demais e indico o livro a quem deseja conhecer.

Nineteen Eighty-Four – 1984 (George Orwell)

Nenhum comentário:

Postar um comentário