quarta-feira, 24 de julho de 2013

Livro Tai-Pan de James Clavell

Depois de um longo tempo sem escrever, estou tirando a poeirinha dos dedos e venho comentar de um livro que é um dos melhores que já li, se chama Tai-Pan do autor James Clavell.

Sinopse:

"Hong Kong, 1841. Os ingleses tomam posse da ilha; a luta pela supremacia do poder econômico – ser “o” Tai Pan, o comerciante mais importante – inicia-se. Entre mortes, amores, estratégias e alianças, o poder de Dirk Struan firma-se."

TAI-PAN Vol. 1 e Vol, 2

O significado de Tai-Pan em Chinês é "empresário estrangeiro", mas não um empresário qualquer, o termo nos revela um figurão, magnata, A história começa na China de 1841o Tai-pan é Dirk Struan, dono de uma frota de navios que transportava ópio na complexa rede política-comercial entre a China e a Inglaterra. Durante a leitura conhecemos dezenas de personagens através das mais de 700 páginas do livro, entre europeus, americanos e chineses, todos girando em torno do confronto entre Dirk Struan, o Tai-Pan (o “número um” entre os mercadores) e seu arqui-inimigo Tyler Brock. 
Gosto muito do estilo dos protagonistas que Clavell mostra, são personagens brilhantes, no inicio podem até dar um ar de antipatia mas no decorrer da leitura vão conquistando o interesse e a admiração do leitor. Outra característica do autor que curto muito é a descrição dos costumes orientais em contraste com os hábitos e costumes dos "bárbaros" maneira que os asiáticos chamavam os estrangeiros.
Dirk Struan como o seu arqui-inimigo Tyler Brock, ambos são duros e experientes homems do mar, proprietários de navios mercantes, transportam ópio, principalmente e outras mercadorias da china para o mundo e do mundo para a China, em uma época de mercenários e outros perigos ambos tem barcos bem armados e bem tripulados e no desenrolar do livro tanto se envolvem politicamente como pessoalmente em escaramuças entre China e Inglaterra.
O livro é fascinante e nos conduz a participar das batalhas navais, político e pessoais ao longo da história, quem leu certamente o lerão mais uma vez!!!!
Sou admiradora desse autor e é impossível não amar a esperteza dos personagens de Clavell.






   




3 comentários:

  1. Melhor livro q eu já li. O caráter dos personagens, moldou o meu próprio, pois o li no final da adolescência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Rafael, eu penso igual a você, o melhor livro que já li.

      Excluir