terça-feira, 7 de agosto de 2012

A Estrada de Cormac McCarthy.


Quando me indicaram o livro já imaginava que se tratava de uma bela história, mas não que seria tão tocante e fascinante!!! 

  No livro o autor nos apresenta uma Terra devastada, que foi destruída por razões não comentadas, não havia animais, comida, tudo ao seu redor eram cinzas. Uma jornada vivida por um pai e seu filho pela sobrevivência em um mundo desolado. E nesta luta a única maneira de continuar vivos é seguir pelas estradas, e caminhavam rumo ao sul em direção à costa, mesmo não sabendo o que iriam encontrar por lá. 

Nesta jornada pela estrada andavam sem ter muitas coisas, ou praticamente nada. Possuíam alguns cobertores, um carrinho de compras com poucos alimentos,um mapa e um revólver com poucas balas, para se defenderem de pessoas violentas e assassinas que poderiam encontrar pelo caminho.

O livro possui um trecho que foi perfeito o modo como o autor descreveu aquele mundo em que o pai e seu filho viviam, e dizia assim : “...O frio e o silêncio. As cinzas do mundo falecido carregadas pelos ventos frios e profanos para um lado e para outro no vazio...”. 
São tantos momentos inesquecíveis em que passam, sendo difícil não sentir que se está no mesmo ambiente, caminhando junto com eles.

O amor desse pai com seu filho é de uma grandeza, o cuidado em que um tem com o outro, não é a toa que o Cormac diz que “cada um o mundo inteiro do outro”.
Viviam um momento de medo.., muito medo, lutando pra não passarem fome, buscando meios pra se protegerem do frio, fugir de pessoas predadores, doenças...

Há cenas extraordinárias quando o autor retrata a visão de um mundo em caos, pessoas carbonizadas, onde tudo estava coberto por cinzas. Outro trecho muito bom do livro é quando o menino diz que são os caras do bem, o pai responde que sim, e o filho completa, "e carregamos o fogo".

Como já disse meu amigo Luiz “o Cormac é genial” e completa, “A Estrada é o mundo mal, o pai e o filho representam o bem...”

O Cormac é genial mesmo, é compreensível por que ele possui tanta popularidade em seus livros.
A Estrada é excelente, nos envolve do começo ao fim!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário