quarta-feira, 26 de setembro de 2012

"Xógum - A Gloriosa Saga do Japão"


Baseado numa história real, escrita pelo autor James Clavell, entre 15 de setembro a 19 de setembro de 1980, a rede de televisão NBC, nos Estados Unidos, apresentou a minissérie "Shogun" baseado no livro de James Clavell, que depois foi apresentado em diversos outros países, inclusive no Brasil. A minissérie teve a direção de Jerry London, com roteiro de Eric Bercovici e a narração de Orson Welles. Foi estrelado por Richard Chamberlain como John Blackthorne, Mifune Toshiro como Senhor Feudal Toronaga, Yoko Shimada como Mariko, John Rhys-Davies como o piloto português Vasco Rodrigues e Vladek Sheybal como Capitão Ferreira, entre outros.
Navegador inglês John Blackthorne.
Esta minissérie é uma produção gigantesca e envolvente, ela traz toda uma história da cultura japonesa, dos fatos ocorridos na época...
Blacktorne e a Dama Samurai Mariko.
Vou colocar um pouco da história..., depois da morte do Lorde Protetor do Japão no século 17, o país começa a dividir-se. De acordo com o testamento do líder morto, o Conselho de Regentes, formado por cinco lordes guerreiros, deve comandar a nação até o herdeiro atingir a maioridade. Entre os regentes estão o visionário Toranaga, chefe do oeste, e Ishido, seu belicoso rival.
É nesse momento volátil que chega ao Japão o ambicioso navegador inglês John Blackthorne, um mercador cujo objetivo é acabar com o monopólio de Portugal, que controla o comércio entre o Japão e a China. Blackthorne, primeiro inglês a atravessar o Estreito de Magalhães, e sua tripulação de oito homens, naufragam perto de uma aldeia dominada por Yabu, um dos asseclas de Toranaga. Para os japoneses, ele não passa de um bárbaro transparente nos sentimentos e fácil de manipular por causa da preocupação exagerada com a própria vida. Eles o chamam de Anjin (navegador). O fato de ser protestante agrava sua recepção, pois as ilhas já contam com a presença de ocidentais católicos, que vêem no inglês uma ameaça a seu lucrativo intercâmbio de ouro e prata pelo Oriente.

Toranaga.


Eu fiquei encantada com a minissérie, por tudo que ela relata,  o autor James Clavel é excelente escritor, no filme ele conseguiu demonstrar a riqueza da cultura japonesa, levando em conta que se trata de uma história baseada em fatos reais, deixando mais rica a minissérie.
Recomendo a todos essa produção gigantesca considerado um dos  best-seller do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário